quinta-feira, 3 de março de 2011

Dos campos de pelada aos grandes estádios brasileiros

Olá, peladeiros!!
Hoje vamos contar uma história muito bacana e curiosa. É sobre o IAPE Futebol Clube, equipe do estado do Maranhão que surgiu através de um time de peladas e, acreditem, em 2011 disputa pela primeira vez na história a Copa do Brasil, segunda principal competição do futebol brasileiro.
Além de manter um projeto social com 25 escolinhas de futebol, Isaías Pereirinha, ex Secretário de Esportes da capital maranhense, criou uma equipe amadora chamada “Amigos de Pereirinha”. Como o próprio nome dizia, um time de amigos que disputava torneios locais, apenas por diversão.
O tempo passou e Pereirinha se tornou vereador e Presidente da Câmara de Vereadores de São Luís. Em 2005, tudo começou a mudar. Quem conta melhor essa história é o próprio Pereirinha:
“Quando venci as eleições, transformei o time no “Instituto Amigos do Pereirinha”, um importante projeto social que atendia a cerca de 1500 crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos, e comecei a procurar convênios com empresas da cidade. Porém, devido ao nome de “Pereirinha”, num primeiro momento não encontrei parceiros. Para conseguir os recursos necessários, em 2008 fui obrigado a mudar a razão social do clube, mas mantendo a mesma sigla, que hoje significa “Instituto de Administração de Projetos Educacionais”.
O presidente-fundador explica melhor como se deu a transformação do Instituto em clube de futebol. Fala, Pereirinha!!
“Houve uma desavença política e eu me aborreci. Acabei criando, dentro do Instituto, um clube de futebol, que iniciou suas atividades em 2008. Nesse mesmo ano, profissionalizei a equipe e fomos disputar a Segunda Divisão de Futebol do Maranhão. Fomos campeões com um time que mesclava jogadores preteridos por clubes como Moto Clube, Sampaio Correia e Maranhão”.




IAPE tenta ser a nova sensação do futebol brasileiro.
Hoje, a estrutura do IAPE é uma das melhores do estado do Maranhão. O time é modesto, mas o trabalho é muito organizado e bem planejado. No total, a equipe conta com 32 jogadores no plantel, incluindo dois novos reforços: o atacante Roni, ex XV de Piracicaba, e o meia esquerda Bruno Paiva, que veio do Internacional de Limeira. E Pereirinha afirma: "O IAPE não está para brincadeira!!". E emendou.
“Esperamos ser a zebra desse ano. Sabemos que o Atlético MG é um time fortíssimo, uma das melhores equipes do Brasil, sem dúvidas. Mas como a Copa do Brasil sempre reserva algumas surpresas, quem sabe não sejamos a desse ano”, sonha Pereirinha.
E talvez ele não esteja tão errado assim. Na partida de ida, disputada quarta-feira passada no Maranhão, o IAPE chegou a estar vencendo o gigante Galo Mineiro, mas sofreu a virada e perdeu por 3 a 2, resultado que não impede o jogo de volta. Amanhã, na Arena do Jacaré, IAPE e Galo medirão forças novamente. E, quem sabe, o sonho do peladeiro Pereirinha não vira realidade, e o ex time de peladas se torna a grande sensação do futebol brasileiro em 2011.
Por Ian Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário